terça-feira, 15 de maio de 2012

Objetivos do Curso

O engenheiro civil é um profissional que atua como liberal ou como empregado, em empresas de caráter privado ou em estatais. Na atividade profissional liberal, atua como consultor, responsável técnico de projetos e de obras e perito em apoio judiciário, dentre outras funções. Pode ainda militar na área docente e ter acesso a cargos públicos, via concurso ou por indicação, dependendo do caso e da função.

O engenheiro civil deve apresentar formação em ciências exatas, com o necessário conhecimento básico da causa científica, para que possa elaborar uma rotina de cálculo estrutural e reconhecer os limites técnicos de fórmulas empíricas e de programas para computadores, como exemplos de atividade de projeto. Deve desenvolver senso crítico e espírito de trabalho em equipe em, por exemplo, incorporação de projetos, quando normalmente é conhecido como “engenheiro de obras”.

Na UNIP, o corpo docente é composto por professores de excelência reconhecida na área, com destacada parcela de doutores, mestres e profissionais de diversas áreas de atuação na engenharia civil, o que proporciona, portanto, aos futuros profissionais uma visão global de possibilidades de trabalho. Desta forma, atende-se, dentro do contexto mundial contemporâneo, à formação ideal em graduação, que é a do engenheiro generalista.
Atividades Principais

    Definir esquemas de construção da estrutura, estabelecer o material a ser utilizado, calcular dimensões de peças e supervisionar as instalações;
    proteger, construir e reformar edifícios;
    captar e instalar rede de distribuição de água;
    construir usinas hidrelétricas para produção de energia;
    proteger e construir obras de porte elevado, como rodovias, ferrovias, aeroportos, viadutos, pontes, hidrovias, barragens etc.;
    analisar a resistência e permeabilidade do solo e do subsolo, definindo métodos, técnicas e materiais que devem ser utilizados na construção dos alicerces de edificações.

Mercado de Trabalho

O engenheiro civil pode atuar em projeto, construção, fiscalização de obras, perícia, planejamento e manutenção nas seguintes áreas e aplicações respectivas:

    materiais
    indústrias de concreto, de pré-moldados
    estruturas
    edifícios residenciais, industriais ou comerciais, pontes, barragens etc.
    hidráulica e saneamento
    sistemas de tratamento e de distribuição de água, sistemas de tratamento de esgotos, tratamento de resíduos residenciais e industriais, e sistemas de drenagem em geral
    transportes e geotecnia
    estradas, aeroportos, portos, sistemas viários urbanos, obras de terra, fundações etc.

Este profissional pode ainda trabalhar em instalações elétricas de pequeno porte, administração e gerência, informática e pequenos projetos arquitetônicos.

O profissional formado pela UNIP encontra-se perfeitamente habilitado a trabalhar em escritórios de construção civil, indústrias, empresas construtoras, serviços públicos e instituições específicas ligadas à engenharia.

O campo de trabalho é bem amplo, muito embora sempre vinculado diretamente à situação econômica do país.

Hoje as especializações ligadas à qualidade, à segurança e à proteção estão em crescimento. Além disso, o surgimento de planos populares para a compra de imóveis financiados pelas construtoras implica um aumento do número de obras e, consequentemente, uma maior demanda de profissionais de engenharia civil.
Práticas

    Estágio Supervisionado
    Monitoria
    Iniciação Científica
    Laboratório de CAD/CAM/CAE com os Softwares AutoCad 14 e Euclides 3.0
    Laboratório de Física, Química, Desenho, Mecânica dos Fluidos, Eletrotécnica,
    Geologia, Mecânica dos Solos, Topografia, Hidráulica e Materiais de Construção Civil
    Laboratório de Informática com Softwares Específicos e Internet
    Visitas Técnicas
    Semana de Palestras e Atividades Específicas

Duração

5 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário